Offline
Franqueado McDonald’s fala de sucesso e do voluntariado
Publicado em 01/02/2025 10:34
NOTICIAS POPULARES DA WEB

O empresário e franqueado da rede McDonald’s em Sorocaba e região, Claudio Costa, atuante em diversos projetos sociais, falou sobre a importância do trabalho voluntário em entrevista ao Cruzeiro do Sul e à Cruzeiro FM 92,3, durante visita às instalações da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). O empresário promove parceria com o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) e a outros projetos na região.

“O trabalho que colocamos para dar visibilidade, dar exemplo para outras pessoas, foi o trabalho com o Gpaci, mas temos diversos projetos. Temos projetos com a Prefeitura de Tatuí, com a Prefeitura de São Roque, tem outros projetos aqui em Sorocaba, com o pessoal do Vale da Bênção de Araçariguama. O interessante é a gente falar da importância do voluntariado. Não importa o tamanho do projeto, é importante as pessoas terem consciência de que precisam ter alguma ação voluntária e fazer alguma coisa para essas pessoas mais necessitadas”.

O empresário é diretor do Gpaci desde 1995. Segundo ele, o intuito, além de auxiliar os pacientes da instituição, é incentivar cada vez mais pessoas a ajudar. “Temos uma adesão muito grande do público interno. Nós temos centenas de funcionários que são voluntários no Gpaci e em outras entidades, porque eles gostam do trabalho que fazemos no Gpaci. Então, quando se dá um bom exemplo, as pessoas tendem a seguir”, destacou.

Conheça Claudio Costa

Claudio Costa nasceu em Pernambuco e foi criado em São Paulo, onde trabalhou e construiu a sua carreira no sistema financeiro. Em um fim de semana que passou em Sorocaba se encantou com a cidade e aqui permaneceu com a família. Ao procurar um negócio no município, recebeu uma oferta do McDonald’s. Dessa forma, o empresário, que já tinha formação em gestão de pessoas, especializou-se nos Estados Unidos.

“O McDonald’s exige que você faça todo um processo de treinamento, que dura em média um ano, mais ou menos, e naquela época, parte desse treinamento, seis meses, era feito lá em Chicago, onde é a sede do McDonald’s. Você tinha de ir para lá? Eu fiz a parte prática aqui e a parte teórica foi tudo lá na Universidade do Hambúrguer, em Chicago. Quando você entra no McDonald’s, seja que cargo for, você tem de aprender todas as funções. Então, eu comecei lá, limpando mesas, passando o esfregão no chão, limpando a chapa, fritando batatas, fazendo sanduíches, foi esse o processo de treinamento”, contou.

Agora, o empresário e os filhos contam com 82 pontos da marca na região, entre restaurantes e quiosques. Número que deve aumentar nos próximos cinco anos. “Com certeza, teremos um crescimento bastante acelerado aqui para região”.

Curiosidades

Em entrevista, Claudio Costa contou algumas curiosidades sobre o restaurante. Segundo o empresário, no início da parceria, o McDonald’s investe na construção do prédio, que representa cerca de 40% do investimento total. O restante é bancado pelo franqueado. “Tudo aquilo que vai dentro do restaurante, ar-condicionado, exaustão, mobiliário, equipamentos, tudo isso é investimento do franqueado, e a gestão é 100% do franqueado”, destacou. A fiscalização dos estabelecimentos é realizada pela marca.

Outra curiosidade citada por Costa é em relação aos produtos. Os brinquedos são da China, o peixe, alimento do sanduíche McFish, disponível apenas em datas especiais, como a Semana Santa, por exemplo, é importado do Alasca. Já a batata, da Argentina. “Uma curiosidade, a batata é parecida com o vinho, com a uva, que requer condições climáticas favoráveis e terroir também, ou seja, a terra onde ela é plantada tem de ter algumas características para fazê-la dar o tamanho. Tem uma série de qualidades que nós exigimos que infelizmente ainda não conseguimos produzir no Brasil”.

Já os demais alimentos são nacionais. “O restante é produzido aqui no Brasil, todos os hortifrutigranjeiros são produzidos aqui no Brasil, a carne toda é produzida no Brasil, as proteínas, carne de frango, carne bovina, tudo é produzido aqui”.

Creditos:

25 de Janeiro de 2025 às 21:00
Comentários
Comentário enviado com sucesso!